9º Concurso CBCA

1º Prêmio

O concurso CBCA é a etapa nacional do Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero).

Com 146 universidades inscritas, totalizando em 322 equipes, esta edição bateu recorde de inscrições. Segundo o júri, o projeto  se destacou pela solução criativa para o atendimento ao programa, solução estrutural adequada à aplicação, inserção urbana e implantação no terreno escolhido, além de boa estratégia de qualificação urbana, proporcionando conexões entre os modais de transporte.

 

Clique aqui para baixar o projeto


9º concurso alacero

1º prêmio

Após vencer o 9º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a equipe de estudantes de arquitetura da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) conquistou também o primeiro lugar no 9º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2016, promovido pela Asociación Latinoamericana del Acero (Alacero). Desde 2008, o CBCA e Alacero são parceiros na realização do Concurso para Estudantes de Arquitetura, sendo o CBCA responsável pela realização da etapa nacional do concurso. 

Com a participação de 672 estudantes da América Latina, o tema Centro Cultural foi desenvolvido através de projetos que utilizam o aço como material construtivo econômico e eficiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população através da construção de um equipamento cultural que cria um novo espaço de convivência. Esta estratégia de intervenção em zonas carentes de infraestrutura serve para revitalizar bairros e como polo de desenvolvimento para a organização de toda a cidade.


O projeto desenvolvido em parceria com os escritórios Gruposp, Jpg.Arq e Pedro Mendes da Rocha foi selecionado como a proposta vencedora para construção da unidade do Sesc em Limeira, São Paulo. A unidade terá área construída coberta estimada 19.000 m², área construída descoberta estimada em 3.100 m² e 3.000 m² de paisagismo. Os trabalhos foram avaliados pela comissão julgadora seguindo os seguintes critérios: Partido Arquitetônico e Caráter Institucional, Termo de Referência e Orientações para Elaboração dos Projetos. 

 

Clique aqui e confira o projeto

sesc unidade limeira

1º prêmio